Notícias e informações sobre o setor

Nota de Falecimento do Senhor João Gomiero

ABIEPAN | 27/03/2021

 


                                                       

                                                           

João Aparecido Gomiero

 

 

A ABIEPAN e o Setor de Equipamentos para Panificação perderam neste 26/03/2021 um dos seus expoentes maiores: João Aparecido Gomiero ou, como era mais conhecido, João Gomiero ou para os mais íntimos, apenas João.

É muito difícil para os que tiveram a sorte de conviver com João Gomiero esquecer o seu espírito alegre, entusiasta e empreendedor, o conhecimento que tinha do Setor de Equipamentos para Panificação o sem número de amigos, parceiros de trabalho e de admiradores. Não importava muito para que empresa João Gomiero estivesse trabalhando, este fato pouco importava para os clientes que queriam comprar as máquinas e fornos do Sr. João Gomiero. Era um fenômeno de empatia com o seu público.

Nascido em Uru, pequena cidade próxima de Bauru – SP em 24/09/1941, João Gomiero veio para São Paulo e ainda bastante jovem começou a vender equipamentos de panificação para empresas que não existem mais, como a Arena, para a La Perfecta, entre outras. João Gomiero era um desbravador e narrava suas aventuras seguindo para vender no Nordeste pilotando seu “fusquinha”, voltando sempre cheio de pedidos.

Devido ao seu grande tino comercial, João Gomiero se uniu ao seu irmão Dalci Gomiero para criar a Superfecta para fabricar fornos (João Gomiero) e máquinas (Dalci Gomiero).

No final da década de 1960, início da década de 1970, com o início do esfacelamento da hegemônica Siam Útil, diversas empresas fabricantes de equipamentos para panificação operavam, com público para todas elas, porém seus sócios não se entendiam nem comercialmente e nem como parceiros de Setor.

A partir do final da década de 1970, um grupo destes empresários começou a se reunir para pensar soluções para o Setor, encaminhando lentamente um consenso de se criar uma Associação de Classe.  

Esta ideia amadureceu bastante, com João Gomiero sendo um dos principais entusiastas da criação de uma Associação de Classe, até que em outubro de 1988 foi fundada a ABIEPAN entidade que veio a reunir os principais fabricantes de equipamentos e acessórios para a indústria de Panificação.

João Gomiero foi eleito e reeleito Presidente da ABIEPAN nos biênios 1990/2 e 1992/4 e posteriormente, no ano de 2008 recebeu da Diretoria da ABIEPAN o título de Presidente de Honra, outorga muito justa pelo reconhecimento do valor do trabalho empreendido por João Gomiero em prol do desenvolvimento da ABIEPAN.

Quem conheceu João Gomiero tanto na empresa, como nas Feiras e nas viagens de negócios sempre contava o quanto eram divertidos os “causos” narrados pelo João, causos que terminaram na publicação de um divertido livro.

Atualmente, João Gomiero emprestava seus conhecimentos, simpatia e habilidade comercial para a empresa Ferri, onde ainda atendia com muita alegria a sua grande clientela.

João Gomiero vai deixar uma lacuna impreenchível na Ferri, na ABIEPAN, no Setor de equipamentos para panificação e no coração de todos aqueles que tiveram a sorte de conviver com ele.

 

Fonte: Abiepan




PROJETO BRASIL FOOD SERVICE NA FEIRA HOST MILANO 2023

PROJETO BRASIL FOOD SERVICE NA FEIRA HOST MILANO 2023:

Saiba mais


PROJETO BRASIL FOOD SERVICE: ABIEPAN e ApexBrasil Impulsionam Empresas Brasileiras na Feira IBA 2023 em Munique

PROJETO BRASIL FOOD SERVICE: ABIEPAN e ApexBrasil Impulsionam Empresas Brasileiras na Feira IBA 2023 em Munique

Saiba mais


ABIEPAN e APEXBRASIL RENOVAM PARCERIA

PARCERIA RENOVADA ATÉ 2025 - PROJETO BRASIL FOODSERVICE

Saiba mais