Notícias e informações sobre o setor

TOP 10 TENDÊNCIAS MUNDIAIS DE CONSUMO PARA 2017

Exportação | 07/03/2017

Uma pesquisa realizada pela Euromonitor International, empresa especializada em monitoramento de tendências de consumo em todo mundo, levantou as dez principais tendências mundiais de consumo para o ano de 2017:

  • Midorexia – Ageing: Esta tendência está relacionada ao aumento da expectativa de vida mundial e como as pessoas acima de 50 anos estão se comportando atualmente;
  • Consumers in training: A pesquisa mostra como as crianças e jovens influenciam cada vez mais as decisões familiares. Desde o que comprar no supermercado até o que vestir e quais lugares a serem frequentados pelas famílias;
  • Extraordinary: Demonstra a importância que os consumidores ditos “extraordinários” ou atípicos possuem no mercado. Essa denominação pode ser atribuída para as pessoas plus size, com restrições alimentares, com gostos musicais diferentes dentre outros.
  • Faster shopping: O termo se refere a tendência de compra imediata. O conceito abrange desde a compra de algo que está em exposição em uma feira, evento, desfile de moda; como também a utilização cada vez maior de aplicativos para compras on-line de refeições, por exemplo.
  • Get real: Mostra o fascínio que a autenticidade exerce no mundo atual. Engloba a valorização dos valores locais, da comida autêntica, dos produtos com apelo sustentável dentre outros.
  • Identity in flux: Essa tendência coloca em embate o global com o local. As questões migratórias estão alterando as bases culturais e as marcas precisam repensar suas estratégias para conseguir atender esse movimento.
  • Personalise it: Esse tópico levanta a questão de como personalizar os itens produzidos em linha de escala e tornar o que é destinado para “as massas” em artigos pessoais.
  • Post-purchase: Item que destaca que tão importante como a compra de produto é o atendimento pós-compra. É por meio da pós-compra que o consumidor irá influenciar positivamente ou negativamente a marca adquirida.
  • Privacy and security: A privacidade e a segurança é uma das preocupações principais dos consumidores. O fato das pessoas ficarem cada vez mais em suas casas e utilizarem os meios eletrônicos, leva também a questão da segurança digital e rastreamento das informações fornecidas nas compras ou nas redes sociais.
  • Wellness as status symbol: Estar em forma e saudável não é mais apenas questão de vaidade, mas também de status social. Além da questão física, agrega também a parte da melhoria espiritual. Desse modo os consumidores optam cada vez mais por marcas que trazem esse tipo de apelo.

Para ler o material completo com todos os detalhes das TOP 10 Tendências Mundiais de Consumo para 2017, CLICAR AQUI (material disponível somente em inglês).

Fonte: Euromonitor International




Conheça a ABIEPAN

A variedade e quantidade de estabelecimentos no Brasil, tendo a padaria como grande protagonista, gerou um setor de equipamentos, ingredientes e acessórios para panificação, confeitaria, biscoitos, cozinhas profissionais e gastronomia diversificado, versátil e dinâmico.

Saiba mais


Seminários de Normalização de Máquimas e Equipamentos para o setor de panificação

A ABIEPAN e o SEBRAE, parceiros no projeto de desenvolvimento tecnológico de máquinas e equipamentos para panificação e outros alimentos convidam para os seminários sobre normas e regulamentos do setor a serem realizados na feira FISPAL FOODSERVICE.

Saiba mais


Empresa Spolu Benesse do Brasil tem destaque no Programa Domingo Show

Empresa Spolu Benesse do Brasil tem destaque no Programa Domingo Show

Saiba mais